sexta-feira, 25 de maio de 2012

Tema: Sete formas de oposição à obra de Deus.


Tema: Sete formas de oposição à obra de Deus.
 01. Pela >Ira. O que é a ira?(4.1) A definição comum é: “Um intenso estado emocional induzido por desprazer”. Mas existe uma ambigüidade nesta definição. Você pode sentir “desprazer” por uma coisa ou por uma pessoa. Ira por uma coisa não contém indignação contra uma decisão ou um ato. Apenas não gostamos dos resultados daquela coisa: a embreagem quebrada, o grão de areia que se alojou em nosso olho ou a chuva em nosso piquenique. Mas, quando ficamos irados contra uma pessoa, sentimos desprazer na escolha que ela fez ou na atitude que ela praticou. A ira contra uma pessoa sempre implica forte desaprovação. Se você está irado contra mim, acha que eu fiz algo que não deveria ter feito. Então essa era a revolta de “Sambalate e Tobias” eles simplesmente não aceitavam que aquela obra fosse realizada. Isso faz alusão a obra de Deus na minha e na sua vida, o inimigo ele não aceita que eu e você faça a obra de Deus.
  Mais o que vem ser a Ira? É um intenso sentimento de raiva, ódio, rancor, um conjunto de fortes emoções e vontade de agressão geralmente derivada de causas acumuladas ou traumas. Pode ser visto como uma cólera e um sentimento de vingança, ou seja, uma vontade freqüentemente tida como incontrolável dirigida a uma ou mais pessoas por qualquer tipo de ofensa ou insulto.
Ira é um sentimento mental e emotivo de conflito com o mundo externo ou consigo mesmo, que controlamos pouco e manejamos pior ainda, deixando-nos fora de nossas ações. Essa explicação quer dizer que a ira é uma emoção que surge em nossa mente devido a um acontecimento especial ocorrido, seja no meio em que a pessoa está ou com ela mesma, diante de alguma situação qualquer. Ou seja, a ira pode refletir-se tanto contra os outros quanto contra si próprio, dependendo de como se desenha o ocorrido. Quando surge a ira, somos tomados pelas emoções de tal forma que perdemos a racionalidade, deixando-nos fora de nosso juízo normal, podendo nos levar a cometer erros da qual nos arrependeremos posteriormente.
02. Pela> Zombaria. (4.1-3) é sem duvida Procurar tornar ridículo por meio de gestos, atitudes ou palavras irônicas; mofar, motejar, troçar; escarnecer, debochar: não se deve zombar dos pobres de espírito.
Não fazer caso, não ter medo: zombar do perigo. Escarnecer  alguns Exemplos de pessoas que Zombaram de Deus.
JOHN LENNON: Alguns anos depois de dar uma entrevista a uma revista americana, disse: \"O cristianismo vai se acabar, vai se encolher, desaparecer. Eu não preciso discutir sobre isso. Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais populares que Jesus Cristo. (1966)\". Lennon, depois de ter dito que os Beatles estavam mais famosos que Jesus Cristo, recebeu cinco tiros de seu próprio fã.
TANCREDO NEVES: Na ocasião da campanha presidencial, disse que se tivesse 500 votos do seu partido (PDS), nem Deus o tiraria da presidência da república.. Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de tomar posse.
BRIZOLA: No ano de 1990, quando houve outra campanha presidencial, disse que aceitava até o apoio do demônio para se tornar presidente. A campanha, quando acabou, apontou Collor como presidente e não mostrou Brizola nem em segundo lugar.
CAZUZA:  Em um show no Canecão ( Rio de Janeiro ), deu um trago em um cigarro de maconha, soltou a fumaça para cima e disse: Deus, essa vai para você! Nem precisa falar em qual situação morreu esse homem.
O CONSTRUTOR DO NAVIO TITANIC: Na ocasião em que foi construí­do, apontaram-no como o maior navio de passageiros da época. No dia de entrar em alto- mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para o construtor: \"O que o senhor tem a dizer para a imprensa concernente a segurança do seu navio?\" O homem, com um tom irônico, disse: \"Nem Deus poderá afundar meu navio\". O resultado foi o maior naufrágio de um navio de passageiros do mundo
MARILYN MONROE: Foi visitada por Billy Graham durante a apresentação de um show. Ele, um pregador do evangelho, na época havia sido mandado pelo Espírito Santo àquele lugar, para pregar a Marilyn. Porém ela, depois de ouvir a mensagem do Evangelho, disse: \"Não preciso do seu Jesus\". Uma semana depois foi encontrada morta em seu apartamento.
CAMPINAS/SP EM 2005  Em Campinas, uma turma de amigos já embriagados, foram buscar a última pessoa ir para balada, parou em frente da casa do jovem chamou, e junto com a moça veio a mãe. A mãe com medo vendo todos embriagados e sua filha entrando naquele carro lotado, pegou na mãoo da filha que já estava dentro do carro e disse: \"FILHA VAI COM DEUS QUE ELE LHE PROTEJA\", a filha pra tirar uma onda com a mãe disse: \"SÓ SE ELE FOR NO PORTA-MALAS, POIS AQUI JÁ ESTÁ LOTADO\". Algumas horas depois veio a noticia aos familiares dos jovens, sofreram um acidente, morreram todos, o carro ficou irreconhecí­vel, mas o porta malas ficou intacto. A policia técnica disse que pela violência do acidente seria impossí­vel o porta-malas ficar intacto, quando o policial abriu o porta-malas, lá estava uma bandeja com 18 ovos sem nenhum arranhão, e todos nos lugares corretos da bandeja. Que eu e você ficamos cientes é de que a única coisa em que temos de nos preocupa e de pregar a palavra de Deus.
03.> Pela Conspiração é guerra.(4.7-8)   É o ato conjunto de planejar secretamente o alcance de um objetivo, contra o interesse de quem que se esconde o plano. Exemplo: Preparativos reais para guerra contra os Judeus foram feitos, mas por meio de suas orações e continua Vigilância, para contra tacar, se necessário, a ameaça de guerra cessou. Meu irmão e minha Irma se Deus esta com você pode fica tranqüilo que nada vai te acontecer somente faça a obra dele sem se preocupar com mais nada.
04.> Pela ameaça continua.( 4.10-23) INIMIGOS DECLARADOS Há inimigos sem cerimônia alguma. Fazem questão que todos saibam o quanto te odeia. As palavras e ações contra a tua vida são claras e públicas. A campanha contra o teu serviço prestado ao Reino de Deus é aberta. Nem todos os inimigos querem o teu lugar. Eles desejam apenas ver a tua derrota, o teu fracasso, a tua ruína e destruição. Os inimigos declarados nos oferecem uma vantagem, a de saber quem são e onde estão.
INIMIGOS CAMUFLADOS Essa classe de inimigos é terrível, pois não se assumem como inimigos. Os inimigos camuflados fazem festa pra você, te recebem sempre com um sorriso largo, te honram publicamente, te abraçam, fazem juras de fidelidade, mas, no íntimo, te odeiam e não te suportam. São verdadeiras ameaças. Para o meu e o seu ministério.
Os inimigos camuflados são maliciosos. Estão sempre por perto em busca de alguma vantagem pessoal: um cargo, um privilégio, dinheiro, benefícios, credibilidade, etc.. Enquanto assim agem, estão sempre envolvidos numa nova conspiração para tentar te derrubar. São cínicos, hipócritas, falso, mentirosos, covardes e diabólicos.
05.> Pela astucia.(6.1-4) 1.  habilidade para não se deixar enganar e para negociar com vantagens; esperteza, manha, sagacidade2. habilidade de dissimular e usar artifícios enganadores e, com isso, obter vantagens às custas de outrem; malícia, treta, artimanha
Astúcia e Falsidade  Quando Sambalate e Tobias e Gesem, o arábio, e o resto dos nossos inimigos souberam que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais,Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: vem, encontremo-nos numa das aldeias da planície de Ono. Eles, porém, intentavam fazer-me mal» (Ne. 6: 1,2).
Esse é um plano maquiavélico. Parece uma tentativa de aproximação, de aliança, de amizade, de dar uma trégua, mas o fim é fazer parar a obra. A despeito de tudo, não há lugar para tréguas, para depor as armas. O inimigo é falso e astucioso e arranja um modo de distração. Jamais haverá lugar para compromisso com o mundo. Se atentarmos para qualquer apelo da carne, do mundo ou do Diabo, que sempre vem de um modo sutil, através de uma pessoa que parece simpática e quer oferecer ajuda, será o fim. Cuidado com o oferecimento de trégua. O objetivo é assassino.
O modo de enfrentar essa nova forma de ataque, é a recusa ao compromisso com o inimigo. E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer. Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? “Do mesmo modo me mandaram dizer quatro vezes; e do mesmo modo lhes respondi» (Ne. 6:3,4).
Nós também não vamos descer. Quando vierem tentar discutir conosco pontos de vista teológica, distrair-nos com seus argumentos, não consintamos. Não paremos para discussões, para defesas e tudo aquilo que nos afasta da obra diligente para o reflexo da imagem de JESUS em nós. Temos um alvo: personalidades totalmente restauradas; e isso significa que quando os ataques inimigos vierem contra nós, não terão força de penetrar em nossa alma. As setas voltarão para o lugar de onde vieram, e permaneceremos firmes. Significa que quando alguém investe contra sua pessoa, você não fica triste, nem perplexo, nem magoado, nem com insônia. Por quê? Não há brechas. Mas a obra não terminou. Nímia se recusa a comprometer-se com o inimigo e isso provoca mais uma forma de ataque.
«Então Sambalate, pela quinta vez, me enviou o seu moço com uma carta aberta na mão, na qual estava escrito: Entre as nações se ouviu, e Gesem o diz, que tu e os judeus intentais revoltar-vos, por isso tu estás edificando o muro, e segundo se diz, queres fazer-te rei deles... “Vem, pois agora e consultemos juntamente» (Ne. 6:5-7). Amados nunca der ouvido a promessa mirabolantes de quem você sabe que não tem nada para te oferecer se não o castigo Eterno.

06.> Pela acusação. (6 .5-9AS ACUSAÇÕES CONTRA NEEMIAS A própria bíblia já de antemão nos informa que Satanás é o nosso acusador diante de Deus (Jó 1:9-11; Ap 12:10). As acusações feitas contra Nímias não passavam de pretextos da parte de Sambalate com a sua cúpula, que morrendo de inveja dilatavam seus planos satânicos na tentativa de retardar a obra santa. Paulo ao escrever uma carta aos crentes em Roma interroga dizendo: “quem intentará acusação contra os escolhidos do Senhor? (Rm 8:33). Mas, graças a Deus que nos dar a vitória (I Co 15:57). ALELUIA!São várias as formas que o inimigo usa para nos acusar (At 23:30). Veja que acusaram Nímias através de uma carta que lhe fora enviada “então, Sambalate da mesma maneira, pela quinta vez, me enviou o seu moço com uma carta aberta na sua mão” (Ne 6:5). O uso de carta desde o passado, se fazia na intenção de se fazer acusação contra alguém (II Rs 19:14; At 23:25-27). O mais interessante é que através de uma carta magna, a bíblia, é que podemos também responder todas as afrontas e acusações do inimigo contra nós (Cl 4:6). Nímias era acusado de revolta, pois diziam os seus inimigos que o muro edificado seria um ato de rebeldia contra o rei da Pérsia (Ne 6:6). Na verdade, era uma forma “barata” de acusar o servo de Deus, ou seja, pra os nossos dias, hoje, é coisa de quem não tem o que fazer (Mt 5:11,12). É triste passar por isso, digo com experiência própria, pois muito sofri com certas acusações “baixas” sem fundamento algum de pessoas que não se libertaram do espírito faccioso da flamigerável inveja,essa maldita praga que infelizmente ainda tem muita aceitação no meio da igreja de hoje, e porque não dizer que por essa causa muitas vidas estão destruídas? Só o sangue precioso de Jesus para nos dar a vitória porque eu nunca vi na minha vida desde criança no Evangelho de Cristo tanta gente que facilmente gosta de acreditar nas acusações feitas a seu próprio irmão sem nenhuma análise concreta. Será se é porque está com o mesmo vírus? Que Deus tenha misericórdia dos tais para queem tempo oportuno se arrependam e cheguem a alcançar a graça de Deus, pois todos nós sabemos que a bíblia diz que Deus resiste aos soberbos, porém dar graça aos humildes ( I Pe 5:5). Mas ensimesmo, das acusações do inimigo nem Jesus escapou (Jo 18:29), quanto mais nós (At25:7,8).O inimigo não se contenta com pouca coisa e faz outra acusação nefasta contra Nímias, foi a de dizer que Nímias queria ser rei (Ne 6:7). Acima de tudo, sabemos que todas estas acusações contra o servo de Deus eram para lhe desviar juntamente com o povo da obra que estavam realizando para o Senhor. Até hoje estas estratégias malignas aparecem tentando tirar-nos da verdade em Cristo, porém o Senhor nos tem dado grandes vitórias diante de todas elas. E é porque Nímias não queria e nem era rei sobre eles, apenas estava realizando a obra que Deus lhe confiou. Agora, Jesus era e é Rei dos Judeus, mas os seus adversários não queriam aceitá-lo e desviavam do povo que queria aclamá-lo rei sobre eles (Jo 6:15). Por fim, Jesus acabou sendo questionado por Pilatos sobre esse assunto (Jo 18:33), e não lhe escondeu a verdade do seu reino (Jo 18:36

07.> Pela deslealdade. Desde a antiguidade que o inimigo faz conspiração contra a obra de Deus (Gn 3:1-5). Foi no Éden que o inimigo demonstrou interesse em lançar suas ofensivas contra os propósitos de Deus para com o seu povo (Sl 74:10). Veja nesta lição ou no livro de Nímias que Sambalate e seu grupo e até o falso profeta por nome Semaías tudo fez na tentativa de impedir o bom andamento da obra de Deus em Jerusalém (Ne 4:4). Mesmos assim o reino do Senhor na sua imbatibilidade prosseguia avante porque Deus estava com Nemias e todos aqueles que com ele estava na vigilância, oração,trabalho e etc. Sempre foi e será assim, por mais que o inimigo conspire todo seu mal contra o povo de Deus, mas o povo avança porque Deus vai à frente e nos dar a vitória (At 9:31). ALELUIA!Segundo o Apóstolo Pedro o desejo do nosso adversário é sempre nos fazer o mal (I Pe 5:8), e Nímias sofreu isso na pele. Vejamos o que diz o texto bíblico: “porém intentavam fazer-me mal”(Ne 6:2). Observa-se aqui que o mal que os inimigos de Neemias conspiravam contra ele, foi descoberto pelo próprio Neemias que disse isso. A bíblia de que o avisado ver o mal e foge (Pv22:3). Foi justamente o que Nímias fez diante desta cruel realidade. Certamente Sambalate tinha seus conselheiros, pois se trata de várias estratégias realizadas sob a liderança de Sambalate que por certo eram investidas executadas sob análise, muita observação e alguns critérios. Mas não adiante lutar contra o todo poderoso nem intentar armadilhas contra os seus santos porque não prevaleceras intenções dos ímpios (Mt 27:1; At 9:23-25), também contra esse povo não vale nenhum encantamento (Nm 23:23)

Nenhum comentário:

Postar um comentário