sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

01.  Mais o que é o Dinheiro? É um meio de transação, um instrumento que permite a troca de bens e mercadorias. Muitos textos que vamos estudar são do velho testamento e na época que alguns deles foram escritos ainda não havia moeda. Todos os artigos serviam  como artigo de troca. (gado) (prata) (ouro) (objetos) etc. a riqueza era medida, por exemplo, pela quantidade de gado. Exemplo de Abraão (Gn 13.2) Abraão havia ficado muito rico em gado, prata, e ouro, Vs 5 E ló, que ia com Abraão,também tinha ovelhas,gado e tendas.





O primeiro metal que foi usado como instrumento de troca foi a prata, As pessoas trocavam bens por determinado peso em prata: Ex 1 carro de guerra = 600 ciclos de prata, 1. Cavalo = 150 ciclos de prata. Outro grande Ex é Abraão quando foi sepultar sua esposa. (Gn 23.11-16) Não, meu Senhor; ouve-me. Concedo-te o campo e também a caverna que nele está; na presença dos filhos do meu povo eu a concedo a ti; faz o sepultamento da tua falecida. (VS 16) Abraão ouviu a Efron e pesou-lhe a prata de que este havia falado diante dos ouvidos dos heteus, quatrocentos ciclos  de prata, moeda corrente entre os mercadores.
01.Reis 10.29 Ele importava do Egito um carro por Seiscentos ciclos de prata e um cavalo por cento e cinqüenta; e assim, por intermédio desses comerciantes, eram exportados para todos os reis dos heteus e para os reis da Síria. A quantidade de metal a ser paga era controlada através do peso. A palavra ciclo vem do hebraico SIQEL que quer dizer peso. Mais tarde começou-se a usar a moeda de metal ( cerca de 700 AC ) estampando-se nela seu lugar de origem. Mais não vamos perder muito tempo falando da evolução histórica do dinheiro. Vamos ver o que Abília nós diz a respeito do dinheiro









02.ANATUREZA DO DINHEIRO. O dinheiro é uma potestade?
Ou seja, ele tem poder em si mesmo Exerce poder sobre as pessoas.  Abília diz (MT 6.24) que Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas. Neste texto Jesus usa uma palavra em aramaico para riquezas: MAMOM riquezas, indica algo que tem natureza pessoal e espiritual. Não podeis servir a Deus e a MAMOM MOMOM meus queridos um deus rival e Como um deus ele exige devoção. Mamom (o dinheiro) tem a tendência de conduzir as pessoas para longe do Deus verdadeiro. (Ex: o Jovem rico amava a Deus, mais amava mais o a MAMOM) (MC 10.17-21-22) Jesus o amou e lembrou-lhes os mandamentos ele, porém de mostrou tristeza no seu semblante porque tinha muitas riquezas. O dinheiro possui muitas características de um Deus: Ex  Dá Segurança, quem não se lembra do titaniqui, Da liberdade posso fazer o eu quero não dependo de ninguém, Da poder sensação de onipotência, posso ir onde eu quero Um dos problemas mais sérios do dinheiro sem duvida é MAMOM é que ele reivindica a lealdade e amor que pertencem somente a Deus.  Por isso em     ( Lu 14.33) Vendei vossos bens e daí esmolas. Fazei bolsas que não  envelheçam; tesouro no céu  que jamais acabe, onde o ladrão não chega e a traça não destrói. Jesus diz que quem não renuncia a tudo quanto possui não pode ser seu discípulo. Temos que aprender a usar o dinheiro que Deus nos da confia aos nossos cuidados sem amar o dinheiro.




03. O DINHEIRO PODE SER UM EMPECILHO OU UM INCENTIVO
Ele é Empecilho, pois se nos apegarmos a ele, atrapalha nosso relacionamento com Deus, incentivo, pois pode ser usado para intensificar nosso relacionamento com Deus e com os irmãos. Abília nos fala de pessoas ricas que andaram com Deus e foram uma benção para o próximo Ex de Abraão, Salomão, José do Egito, e outros.    Conceitos errados alguém diz ha o dinheiro é neutro ( nem bom nem mau) O dinheiro não é neutro, Ele pode ser bom se usarmos bem,  ou ser mau se usarmos mau, Também identificamos que O dinheiro não satisfaz, Ele Satisfaz sim: pessoas materialistas que ama o dinheiro e as coisas que ele pode dar, o dinheiro Satisfaz.  Rico é quem tem muito dinheiro?. A credito que Você não é rico pela quantidade de bens ou                   ( dinheiro) que possui, mas pela quantidade de Coração que coloca neles. Uma pessoa pode ter muito dinheiro e ser pobre para Deus Outros podem ter pouco dinheiro e ser ricas para Deus. Você é pobre quando o que tem é seu.  Você é rico quando o que tem é dos outros.










04.  O SENHOR E O DINHEITO. QUAL A RELAÇÃO DE DEUS COM DINHEIRO?
( Ag 2:8 ) “minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos.”  (1Cr 29:12) tanto riquezas como honra vem de ti; tu dominas  sobre tudo, é há força e poder na tua mão; na tua mão está a exaltação e o fortalecimento. Neste texto vemos que todo ouro, toda a prata, todas as riquezas são do Senhor, pertencem a Ele, estão sob o seu domínio. ( Até o dinheiro que esta no seu bolso agora)  Até o dinheiro que temos não é nosso, é de Deus.
01. Deus nos dá para administrarmos para Ele,
02. Sejamos então bons administradores,
03. Usamos de acordo com a vontade Dele,
04. Segundo as prioridades Dele,
05. Usemos para abençoar os outros,
Deus nos dá o não para que sejamos escravos dele, ou amemos a ele ou sirvamos a ele, mas para que façamos bom uso dele. O nosso coração não estar no dinheiro, e sim no Senhor. O objetivo de Deus não é nos tornar ricos, mas sim nos tornar semelhantes a Jesus.







Nenhum comentário:

Postar um comentário