quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

04. Dízim0os O que é dízimo? O conceito é simples: ou seja, é adécima parte ou 10%  consiste em devolvermos ao Senhor a décima parte ( ou seja 10%) de tudo o que ele nos dá. Por que Deus quer10% por cento? A resposta e simples
1). Porque Ele é  misericordioso e bom.(Sl 78:38) de quem é todo ouro, toda prata e todo dinheiro? ( do Senhor)   De quem é o mundo e tudo que nele há? (do Senhor)  (Sl 24:1)Nós plantamos, colhemos, trabalharmos, recebemos, vivemos e respiramos no mundo que é do Senhor, E ele só pede em troca 10% do que recebemos.  Ex. arrendamento de terra (1/3ou1/2para o dono da terra)  2) quer produzir  em nós fé e obediência  Deus não precisa de dinheiro, Ele não precisa do nosso dinheiro. Mas quer que Sejamos fieis e obedientes, desprendido do dinheiro e atento a necessidade uns dos outros. Para isso precisamos ter fé que Ele cuida de nós, depender Dele para nosso sustento. Precisamos saber que nosso Sustento vem do Senhor e não Salário.  Vejamos o diz  A bíblia   (Dt14:22) “Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo”( Lv 27:30) “Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores,pertencem ao Senhor, santos são ao Senhor.” O dízimo pertence ao Senhor, é propriedade dele não nossa.  ( este é um conceito fundamental.) O dízimo não é parte da nossa renda que damos ao Senhor, São os 10% pertencentes a Deus dentre tudo que Ele nos dá. ( É Dele ) Nós não damos o dízimo, nos devolvemos o dízimo ao Senhor, ( é propriedade dele ) Por isso não devemos retirar do que sobra e sim das primícias da nossa renda ( Pv 3:9) “Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda:”Muitas pessoas que não devolvem o dízimo e retém para si, ou usam o dinheiro do dízimo para outras coisas, estão usando dinheiro do Senhor e não seu. ( Estão sendo infiéis e desobedientes)  como Exemplo este conceito estava presente estava presente desde a Criação do mundo, no Jardim do Édem (  Adão, Eva e a  Arvore) Desobedecendo este principio eles trouxeram problemas para si e para toda humanidade. Dar o dízimo é uma questão de fidelidade e obediência ao Senhor. Quando não somos fieis  no dízimo e usamos o dinheiro que é do Senhor para outras coisas, estamos roubando a Deus. ( Ml 3:8-9) “ Roubará o homem a Deus? todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda.” Quando não damos o dízimos trazemos maldição para nós mesmos. As vezes a pessoa não dá o dízimo e acaba gastando mais com farmácia. Não dá porque  nunca sobra, ( mas não é para dar a sobra) Não dá porque está sempre em dificuldade. ( mas se continuar a roubar a Deus vai continuar assim) Não estou dizendo que toda dificuldade financeira é proveniente da retenção do dízimo, ou  que o dízimo é uma formula mágica para reverter qualquer crise financeira. Mas existe um principio de fé e obediência por traz do dízimo que se seguirmos será abençoados.

( Ml 3:10-11) “ Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu,e não derrear sobre vós tal bênção, que dele vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra;nem a vossa vide no campo lançara o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.” Sempre que obedecemos um principio de Deus nós somos abençoados; e nesse caso não é diferente. O Senhor diz que: Abrirá as janelas do céu. Repreenderá o devorador, Fará nossa terra dar frutos. Isto é conseqüência de fé e obediência. Este texto também nos mostra para quem devemos entregar os dízimos  O texto diz “minha casa”   qual é casa de Deus? se não A Igreja, casa do Tesouro  não temos duvida que é o próprio (Cristo é o tesouro)  Nos devolvemos os dízimos à Igreja, ou mais especificamente, aos homens que Deus colocou para governar a Igreja. Não vamos entrar aqui na questão de como os dízimos são aplicados, mas vemos no V.T. que ele tinha uma finalidade especifica: Era para sustento dos Levitas: povo que cuidava da casa de Deus ( Dt 26:12-13)  (Nm 18:21) quando o povo de Israel chegou à terra prometida, foi feita uma divisão da terra entre as tribos de Israel, Os levitas não receberam nenhuma parte, Deus os separou para si. Eles só trabalhariam para o Senhor e o próprio Senhor cuidaria deles. Por isso Deus reverteu os dízimos para eles. O povo de Israel é uma figura da Igreja; e os Levitas representam as pessoas que servem na casa de Deus, ou seja, os presbíteros e Diáconos que governam e Administram a Igreja. Vemos então que o dinheiro do dízimo não é para construção de templos, aquisição de  bens para a Igreja, reformas, etc. Este dinheiro deve vir de outra fonte. O dízimo é para sustento dos obreiros. ( pessoas que se dedicam exclusivamente a obra de Deus ) Lei x Graça  Algumas pessoas dizem: “ Esta coisa de dízimo vem da lei,e como livre da lei não preciso dar” Este é um grande engano, pois a lei estabelece o dízimo e o coloca como uma ordenança ( embora ninguém deva dar o dízimo por obrigação) mas o dízimo existe muito antes da lei. O conceito de dízimo não vem da lei.  Vimos que o principio do dízimo já estava no Éden  ( fidelidade) Vemos também que 700 anos antes da lei,Abraão deu o dízimo de todos os seus bens a Melquisedeque, sacerdote do Deus Altíssimo, ( figura de Jesus) ( Gn 14:18-20) Melquisedeque era rei, não precisava ser sustentado por Abraão. Abraão deu o dízimo num sinal de reconhecimento da soberania e autoridade de Melquisedeque ( reverencia )  Nem era uma exigência de Deus. Ele deu espontaneamente. Mais tarde seu neto Jacó seguiu seu exemplo e deu o dízimo quando teve a revelação da casa de Deus. ( Gn 28:22) A lei regulamenta o dízimo, mas o principio do dízimo é muito mais profundo, e não depende da lei.  A graça Sempre excede a lei, vai além. A velha aliança era baseada na lei de Moises, mas a Nova aliança é baseada na graça.



Velha Aliança
Nova Aliança
Deus precisou fazer uma marca na carne para mostrar a aliança (circuncisão) (Gn17: 10-11)
Deus faz uma marca no coração, no nosso espírito ( Fp 3:3 Ef 2:11-15)
Deus deu a lei escrita em tábuas de pedra (Ex 31:18)
Deus Grava sua lei em nossos corações ( Hb10:16)
Deus estabelece um percentual da renda de todo homem para lhe ser devolvido, a fim de lembrar-lhe que tudo o que possui provém do Senhor. ( Gn 28:22  Dt 14:23)
Deus não estabelece um percentual, mas nos deixa livres para dar tudo uma vez que renunciamos a tudo por Jesus, nada mais é nosso é tudo dele ( Lu 14:33)
Fala de uma nação terrena ( Israel) com promessas terrenas e esperanças terrenas (At 1:6)
Fala de uma nação espiritual (Igreja) celestial, com promessas e esperanças eterna. ( Fp3:20-21  1Jo3:1-2)

A Nova Aliança é muito superior a Velha, ela vai sempre além.  No sermão do monte Cristo faz uma comparação entre os mandamentos de Moises ( Lei ) e os seus mandamentos ( Graça )
Lei

Graça
Proibia-se o homicídio
Mt 5:21-23
Proíbe-se ate a ira
Proibia-se o adultério
Mt 5:27-28
Proíbe-se ate o olhar impuro
Exigia-se o amor ao próximo mas permitia o ódio ao inimigo



Mt 5:43-44
Exige-se o amor ao próximo, aos irmãos, aos inimigos e também orar  pelos que vos persegue.
Exigia-se o dizimo

Mt 3:8 Lc 14:25-33
Exige-se a vida e tudo quanto possui.

Deste modo vemos que pela graça Deus não exige 10% Ele exige tudo. O mínimo que podemos dar é o dízimo, conforme diz a lei ( e estaremos seguindo a lei) Mas pela graça estamos livres para dar mais. Vejam o que diz o nosso Senhor Jesus Cristo em (Mt5:20) “pois eu vos digo que, se a vossa justiça não  exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” O significado mais profundo do dízimo é : “Deus não é Senhor apenas de 10% de minhas finanças, Ele é Senhor de tudo(100%)”
05. As bênçãos que seguem o dízimo. O que  queremos mostrar aqui não é que  se você der o dízimo Deus vai enriquecer-lo, ou que todos os seus problemas financeiros serão solucionados,Não é com esse objetivo que devemos dar o dízimo. O que queremos mostrar é que este é um principio de Deus e pelo fato de obedecermos a um princípio de Deus somos abençoados. Vejam o que diz a palavra de Deus em ( Pv.3:9) “ Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda” Os Israelitas traziam ao Senhor Deus a primeira porção das suas colheitas, como reconhecimento de que Ele era o dono da terra.    ( Lv 23:10 e 25:23 ainda em Nm 18:12-15) Assim entendemos o que diz o Apóstolo Paulo em  ( Rm 11:16) “Se as primícias são Santas, também a massa o é, e se a raiz é santa, também os ramos o São.”Devolvendo o dízimo estamos honrando a Deus e em conseqüência disto Santificando toda a nossa renda. Damos uma parte a Deus e Ele faz prosperar o restante. Como esta escrita na sua palavra.  (Ml 3:10-11) “ Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os os frutos da vossa terra, nem a vossa vide no campo lançara o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.” Diz que devemos provar ( experimentar) o Senhor. Ele abrirá as janelas do céu e derramará as bênçãos sem medidas  O contribuinte fiel não passa necessidade. Deus faz o seu pouco prosperar e ser suficiente.
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário