sábado, 19 de fevereiro de 2011

Da fornalha para a Vitória
Da Fornalha para vitória
 
TEXTO BÍBLICO: Daniel 3 (Leia todo o capitulo para uma melhor compreensão do contexto)
INTRODUÇÃO Servir a Deus é um grande privilegio, mas também um grande desafio. A cada instante somos persuadidos a pecar, abandonar a Deus, abrir mãos dos nossos
valores. Diante disso quando nos posicionamos de forma coerente com a Palavra de Deus somos perseguidos, difamados, injuriados e até nossas cabeças são colocadas a prêmio. No capitulo 3 de Daniel nos apresenta esse quadro e como podemos vencer em meio as a tribulações, vejamos:
I. Fidelidade ao Senhor V.12
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego não se intimidaram diante da fornalha, mas permaneceram
fieis ao Senhor. Da mesma forma não devemos desanimar, abandonar a fé ou temer diante das dificuldades, pois, o Senhor guarda os seus fieis.(Sl 31:23). Amai o Senhor, vós todos que sois seus santos! O Senhor guarda os fiéis e retribui com abundância aos soberbos.
II. Conviver com pessoas que possuem convicções iguais as nossas
Os três amigos eram unânimes em suas convicções e valores. A verdadeira amizade torna a vida mais agradável e os tempos difíceis suportáveis(Is 41:6). Cada um ajuda o outro e diz a seu irmão: “Seja forte!” Precisamos conviver com homens e mulheres de Deus. Pois existe uma grande força na amizade verdadeira (Ec 4:9).
III. Não ter medo e nem vergonha do Evangelho V. 16,17
Os três jovens não tiveram medo e nem vergonha do Deus que serviam. Eles sabiam em que criam. Foram capazes de suportar o ridículo por amor a Deus. O Apostolo Paulo dizia que não se envergonhava do evangelho (Rm 1:16). Devemos ser otimistas e sempre confiar no Senhor, honrando-o e amando-o em todas as situações (Mc 8:38).
IV. Intimidade com Deus V.18
Os amigos de Daniel não mudaram sua opinião. Devido sua grande intimidade que possuíam com o Senhor. Esta era tão profunda que não temeram ser lançados na fornalha. Eles viviam de acordo com a vontade de Deus. Importando mais agradar a Deus do que aos homens. Nunca se precisou tanto de pessoas com intimidade a Deus como nos dias de hoje. Portanto busquemos essa intimidade com Deus através de sua palavra (Jo 14:21), pela oração (Jr 33:3), pela comunhão (Mt 18:20)adora(E5:18-20).
V. Deus nunca nos abandona V. 24, 25
Quando somos fieis ao Senhor Ele nunca nos desampara. Protegeu e cuidou de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego dentro da fornalha. Ele é o nosso Deus e também se compadece de nós seja qual for a circunstância (Is 43:1-3). Somos amados de Deus e nunca esquecidos (Is 49:15).
VI. Deus é soberano e opera milagres V. 24, 25, 30
Deus operou um milagre dentro de uma terra estranha (Cativeiro Babilônico) demonstrando sua soberania, seu poder e grandeza. O Somos alvo do amor de Deus
(Is 49:15- 16). Pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de modo que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Vê nas palmas das minhas mãos te gravei; os teus muros estão continuamente na minha presença.
(Is 43:13). Ainda antes que houvesse dia, eu sou. Ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos. Operando eu, quem impedirá?
Quando confiamos em Deus e dedicamos nossas vidas, Ele zela por nós.
(Ef 3:20). Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
Nosso Deus é um Deus mais que abundante e sempre faz mais do que pedimos.
Os três esperavam de Deus a Libertação mas Deus fez mais.
VII. Deus nos faz prosperar V. 30
CONCLUSÃO

Quando somos fieis ao Senhor as adversidades são oportunidades para demonstrar nossa fidelidade a Deus. Pois Ele é fiel e sempre cumpre sua Palavra. Portanto não temamos as fornalhas da vida, mas usufruamos da fidelidade e bênçãos cedidas pelo nosso Senhor!!

Um comentário:

  1. Nunca esqueça de colocar a fonte. Esse texto já está publicado no Blog Mulher Sábia.

    ResponderExcluir