segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

02.ANATUREZA DO DINHEIRO. O dinheiro é uma potestade?
Ou seja, ele tem poder em si mesmo Exerce poder sobre as pessoas.  Abília diz (MT 6.24) que Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas. Neste texto Jesus usa uma palavra em aramaico para riquezas: MAMOM riquezas, indica algo que tem natureza pessoal e espiritual. Não podeis servir a Deus e a MAMOM MOMOM meus queridos um deus rival e Como um deus ele exige devoção. Mamom (o dinheiro) tem a tendência de conduzir as pessoas para longe do Deus verdadeiro. (Ex: o Jovem rico amava a Deus, mais amava mais o a MAMOM) (MC 10.17-21-22) Jesus o amou e lembrou-lhes os mandamentos ele, porém de mostrou tristeza no seu semblante porque tinha muitas riquezas. O dinheiro possui muitas características de um Deus: Ex  Dá Segurança, quem não se lembra do titaniqui, Da liberdade posso fazer o eu quero não dependo de ninguém, Da poder sensação de onipotência, posso ir onde eu quero Um dos problemas mais sérios do dinheiro sem duvida é MAMOM é que ele reivindica a lealdade e amor que pertencem somente a Deus.  Por isso em     ( Lu 14.33) Vendei vossos bens e daí esmolas. Fazei bolsas que não  envelheçam; tesouro no céu  que jamais acabe, onde o ladrão não chega e a traça não destrói. Jesus diz que quem não renuncia a tudo quanto possui não pode ser seu discípulo. Temos que aprender a usar o dinheiro que Deus nos da confia aos nossos cuidados sem amar o dinheiro.




03. O DINHEIRO PODE SER UM EMPECILHO OU UM INCENTIVO
Ele é Empecilho, pois se nos apegarmos a ele, atrapalha nosso relacionamento com Deus, incentivo, pois pode ser usado para intensificar nosso relacionamento com Deus e com os irmãos. Abília nos fala de pessoas ricas que andaram com Deus e foram uma benção para o próximo Ex de Abraão, Salomão, José do Egito, e outros.    Conceitos errados alguém diz ha o dinheiro é neutro ( nem bom nem mau) O dinheiro não é neutro, Ele pode ser bom se usarmos bem,  ou ser mau se usarmos mau, Também identificamos que O dinheiro não satisfaz, Ele Satisfaz sim: pessoas materialistas que ama o dinheiro e as coisas que ele pode dar, o dinheiro Satisfaz.  Rico é quem tem muito dinheiro?. A credito que Você não é rico pela quantidade de bens ou                   ( dinheiro) que possui, mas pela quantidade de Coração que coloca neles. Uma pessoa pode ter muito dinheiro e ser pobre para Deus Outros podem ter pouco dinheiro e ser ricas para Deus. Você é pobre quando o que tem é seu.  Você é rico quando o que tem é dos outros.










04.  O SENHOR E O DINHEITO. QUAL A RELAÇÃO DE DEUS COM DINHEIRO?
( Ag 2:8 ) “minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos.”  (1Cr 29:12) tanto riquezas como honra vem de ti; tu dominas  sobre tudo, é há força e poder na tua mão; na tua mão está a exaltação e o fortalecimento. Neste texto vemos que todo ouro, toda a prata, todas as riquezas são do Senhor, pertencem a Ele, estão sob o seu domínio. ( Até o dinheiro que esta no seu bolso agora)  Até o dinheiro que temos não é nosso, é de Deus.
01. Deus nos dá para administrarmos para Ele,
02. Sejamos então bons administradores,
03. Usamos de acordo com a vontade Dele,
04. Segundo as prioridades Dele,
05. Usemos para abençoar os outros,
Deus nos dá o não para que sejamos escravos dele, ou amemos a ele ou sirvamos a ele, mas para que façamos bom uso dele. O nosso coração não estar no dinheiro, e sim no Senhor. O objetivo de Deus não é nos tornar ricos, mas sim nos tornar semelhantes a Jesus.





Um comentário:

  1. Gostei do seu blog, é uma benção e eu gostei demais da mudança, Jesus te abençoe varão.

    ResponderExcluir